Backup – procedimento simples, porém extremamente importante

Já pensou em trabalhar algumas horas de forma totalmente manual? Sem nenhum tipo automação, tudo feito como antigamente, no papel e caneta? Agora tenta imaginar alguns dias nessa situação! Não é nada convidativo, certo? Pois é, a falta de um backup realizado periodicamente pode resultar em uma situação tão frustrante como está ou pior, além de passar alguns dias “na mão”, perder todo ou parte do histórico de movimentação da sua empresa, isso inclui fluxo de caixa, pendências de clientes,  estoque… ou seja, tudo que a sua empresa precisa para funcionar. Essa é a realidade que muitos dos empresários estão sujeitos a vivenciar devido a negligência de um backup realizado periodicamente.

Mas o que é esse tal backup?!

Backup é um termo inglês que tem o significado de cópia de segurança. Ou seja, fazer um backup, é realizar uma ou mais cópias do arquivo original em outros dispositivos, sendo assim, caso o arquivo original sofra algum dano é possível restaura-lo a partir de sua cópia de segurança.

O backup pode e deve ser realizado de todos os arquivos (documentos, planilhas, PDF, banco de dados, entre outros) considerados importantes e indispensáveis para o funcionamento da empresa.

Atualmente há no mercado ferramentas gratuitas que podem auxiliar no processo de backup, com opções que vão desde possibilitar o agendamento de uma tarefa para execução automática do backup até a integração com serviços de armazenamento em nuvens.

Preciso fazer backup do DSAT?

O DSAT é um software cuja o banco de dados fica armazenado em seu computador, sendo assim, o backup do mesmo deve ser realizado. Mas não são todos os arquivos do diretório do sistema que devem ser copiados, apenas os seguintes diretórios devem serem copiados diariamente:

  • Servidor: DSAT_Sistemas\Arquivos – Nesse diretório são armazenados os arquivos XML referente a emissão da NF-e e NFC-e.
  • Servidor: DSAT_Sistemas\Database – O diretório mais importante, pois é nele que hospeda os arquivos de extensão FDB, que são responsáveis por armazenar todos os dados gerados pelos sistemas
  • SAT: DSAT_Sistemas\Sistemas\ACBrSAT – Para estabelecimentos no estado de São Paulo que utilizam o emissor SAT, devem salvar esse diretório de todas as maquinas que possuem equipamento SAT conectados.

Parece difícil?

Pensando em facilitar tal procedimento rotineiro, a DSAT integrou no sistema, ferramentas que auxiliam no processo de backup. Agora, basta solicitar ao nosso suporte, um treinamento de como realizar o backup diário do sistema, o treinamento é simples e online, só não pode ser realizado durante o expediente. Para agendar um treinamento, acesso nosso site e escolha um de nossos canais de atendimento.

www.dsat.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s